Veja o que diz a decisão de Moraes que pediu a prisão de Bolsonaro

O ex-presidente foi preso preventivamente neste sábado (22)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes

Jair Bolsonaro foi detido por volta das 6h deste sábado (22). O comboio da Polícia Federal deixou o condomínio e chegou à sede da corporação às 6h35. Após os trâmites iniciais, o ex-presidente foi transferido para a Superintendência da PF, onde permanecerá em uma sala de Estado, ambiente reservado para autoridades de alto escalão.

A convocação de uma vigília religiosa feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na noite de sexta-feira (21) foi o estopim para que a Polícia Federal pedisse - e o Supremo Tribunal Federal autorizasse - a prisão preventiva do ex-presidente.

Conforme apurado pela Itatiaia, a corporação avaliou que o ato, marcado para ocorrer em frente ao condomínio onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, representava risco concreto à ordem pública, aos participantes e aos agentes responsáveis pela segurança na área.

Leia também

A decisão

A decisão relata o histórico das medidas cautelares impostas a Bolsonaro. A Polícia Federal apresentou fatos novos indicando possível tentativa de Bolsonaro de frustrar o cumprimento da pena.

Segundo a PF, uma vigília foi convocada por Flávio Bolsonaro para 22/11. A decisão cita as mensagens do senador, como:

  • “Vamos invocar o Senhor dos Exércitos!”
  • “VIGÍLIA PELA SAÚDE DE BOLSONARO E PELA LIBERDADE NO BRASIL!”
  • “Você vai lutar pelo seu país ou assistir tudo do celular aí do sofá da sua casa?”
  • “A nossa pátria não vai continuar nas mãos de ladrões, bandidos e ditadores.”

A PF alerta que a concentração pode “gerar um grave dano à ordem pública”, podendo “criar um ambiente propício para sua fuga”.

Também lembra que a organização criminosa investigada havia elaborado “um plano […] com o objetivo de garantir a fuga de Jair Bolsonaro caso a tentativa de Golpe de Estado fosse frustrada”.

A PF pediu para substituir a prisão domiciliar por “recolhimento cautelar imediato na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal”, para preservar a ordem pública e evitar fuga.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...