A Prefeitura de Belo Horizonte definiu nesta semana os nomes para as diretorias regionais de apoio à Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas. Várias nomeações, assinadas pelo prefeito Álvaro Damião (União), foram publicadas no Diário Oficial do Município na quarta-feira (2) e na quinta-feira (3).
Confira os nomes indicados:
REGIONAL NORDESTE: Fábio Dias da Costa Santos assume a diretoria Regional de Apoio à Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas. Ele foi exonerado em maio do gabinete do vereador Tileléo (PP), e ambos têm atuação em bairros da região.
REGIONAL OESTE: Pedro Lellis Nascimento Moreira assume a diretoria Regional de Apoio à Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas Oeste. Ele foi nomeado em 20 de janeiro pelo presidente da Câmara, vereador Professor Juliano Lopes (PODE), secretário da presidência do legislativo da capital. Foi exonerado em fevereiro. Pedro foi candidato derrotado ao cargo de vereador em Belo Horizonte na última eleição municipal.
REGIONAL VENDA NOVA: O ex-vereador da capital, Roberto Elbo Gonçalves, mais conhecido como Roberto da Farmácia, assume a Diretoria Regional de Apoio à Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas Venda Nova. Roberto assumiu o cargo de parlamentar em abril de 2023, no lugar de Claudiney Dulim, que na época deixava a Câmara para assumir a Secretaria de Assuntos Institucionais da prefeitura.
REGIONAL PAMPULHA: Foi nomeador Antônio de Souza Vitor para chefiar a Diretoria Regional de Apoio à Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas Pampulha. Nas redes sociais, ele se apresentava como assessor do vereador Cleiton Xavier (MDB), exonerado em junho deste ano.
REGIONAL NOROESTE: Edson da Silva Santos assumiu a Diretoria Regional de Apoio à Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas Noroeste. Com atuação de longa data na regional, já teve cargo comissionado na Secretaria Municipal de Governo, e foi exonerado em junho deste ano, e tem ligações com vereador com com base eleitoral na região.
REGIONAL NORTE: Guilherme Novais Sampaio chefia a Diretoria Regional de Apoio à Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas Norte. Ele foi nomeado assessor parlamentar na Câmara Municipal em janeiro deste ano, e teve exoneração oficializada nesta sexta-feira (4) pelo legislativo, pois atuava como assessor do vereador Rudson Paixão (SOLIDARIEDADE).
REGIONAL LESTE: O ex-vereador Gilson Guimarães (PSB), candidato derrotado na eleição municipal de 2024 à reeleição, foi nomeado para Diretoria Regional de Apoio à Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas Leste. A nomeação ainda era sob a tutela do ex-prefeito Fuad Noman, que faleceu em março deste ano.
CENTRO-SUL: Júlio César Evaristo de Souza (Júlio Fessô) foi nomeado em abril para a Diretoria Regional de Apoio à Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas Centro-Sul. Ele já esteve no cargo de assessor da Diretoria de inclusão Digital da Empresa de Informática de Belo Horizonte (PRODABEL), além de ser ativista e líder comunitário. Ele foi candidato ao cargo de vereador na eleição municipal do ano passado, mas não se elegeu.
Considerada uma das mais populosas, Barreiro segue sem chefia regional. Desde a criação das diretorias regionais de Vilas e Favelas, em abril deste ano, o cargo está vago. A região é repleta de líderes comunitários e representantes no legislativo, considerada um local de grande disputa eleitoral, especialmente nas eleições para o cargo de vereador.