Ouvindo...

Quaest: Governo Lula é desaprovado por 51% e aprovado por 46%

Pesquisa mostra que popularidade da gestão petista ficou estável na comparação com o mês anterior

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que a rejeição ao governo Lula (PT) segue alta, mas se manteve estável em setembro na comparação com agosto, sendo que 51% desaprovam a gestão petista, enquanto 46% dos entrevistados disseram aprovar a atual administração.

Segundo o professor Felipe Nunes, diretor da Quaest, o levantamento aponta que a recuperação da popularidade do governo Lula, iniciada em julho após o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi interrompida em setembro, mesmo com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

Leia também

A aprovação à gestão petista é maior no Nordeste, onde se manteve estável em 60%, mesma região onde a desaprovação é a menor e seguiu em 37%. Também não houve variação na desaprovação no Sudeste, região mais populosa do país, que seguiu em 55%, mas apresentou um leve recuo na aprovação: de 42% para 41%.

O estudo foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.