Ouvindo...

EUA liberam visto de ministro da Justiça para Assembleia da ONU

Autorização para entrada de Ricardo Lewandowski no país havia sido suspensa por punição do governo americano

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski

A uma semana da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, o governo dos Estados Unidos liberou o visto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cidade americana.

Lewandowski teve a permissão de entrada nos EUA suspensa em julho, como parte da estratégia da administração de Donald Trump de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a interromper o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Leia também

Entretanto, o acordo que estabelece Nova York como sede da ONU impede que Washington restrinja os vistos de delegações dos países integrantes da entidade, como é o caso do Brasil.

Além do ministro da Justiça, o titular da pasta da Saúde, Alexandre Padilha, também está sem o visto americano.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.