O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) encaminhou nesta segunda-feira (11) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar em Brasília. O parlamentar sugere que o encontro, caso autorizado, ocorra já na terça ou quarta-feira e solicita esclarecimentos sobre as condições para a visita.
A solicitação não foi a única. No mesmo dia, o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG) e o vice-presidente do PL em Goiás, Fred Rodrigues, também protocolaram pedidos semelhantes. Os três aguardam a análise de Moraes.
Engler e Rodrigues concorreram, no ano passado, às prefeituras de Belo Horizonte e Goiânia com apoio de Bolsonaro, chegando ao segundo turno, mas foram derrotados.
Bolsonaro está há uma semana em prisão domiciliar por determinação de Moraes, que apontou “reiterado descumprimento de medidas cautelares”. Entre elas, estava a proibição de uso de redes sociais, de forma direta ou por intermédio de terceiros.
A decisão foi tomada após o ex-presidente participar por vídeo de manifestações no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Nesta última, Nikolas chegou a mostrar o celular ao público durante o ato e declarou: “Bolsonaro não pode falar, mas pode ver”.