O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relembrou os ataques feitos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por seus aliados próximos ao sistema de urnas eletrônicas ao ler seu voto nesta terça-feira (9), na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Veja mais:
Segundo o ministro, as ações para deslegitimar o sistema eleitoral contou com o uso de órgãos públicos, como a Agência Brasileira de Inteligência e o Gabinete de Segurança Institucional.
“Todos acompanharam o procedimento executório de deslegitimação de algo que sempre foi considerado um patrimônio nacional, que são as urnas eletrônicas, a Justiça Eleitoral, as eleições livres e periódicas, um grande orgulho do Brasil. A organização criminosa se reuniu a partir de junho de 2021 e passou a usar tanto a Abin quanto o GSI para criação e divulgação de uma narrativa mentirosa, que ameaçava a integridade da Justiça Eleitoral”, afirmou Moraes.
‘Tentativa de golpe’
O ministro afirmou que
A declaração foi feita durante o voto de Moraes no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete aliados, acusados de liderarem uma trama para abolir o Estado Democrático de Direito.