Ouvindo...

Ministros de Lula pedem candidatura de Rodrigo Pacheco em Minas Gerais

Os ministros Alexandre Silveira e Márcio Macedo elogiaram o senador e endossaram uma eventual candidatura dele nas eleições de 2026

Senador Rodrigo Pacheco (PSD).

Os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo (PT), sugeriram que o senador Rodrigo Pacheco (PSD) se candidate ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026.

Durante o evento que celebrou os avanços na repactuação do Rio Doce, no município de Mariana, nesta quinta-feira (12), Macedo pediu “ânimo” por parte do senador. “Se anime, Pacheco, este estado [Minas Gerais] está querendo se libertar do que está aí”, disse o ministro, referindo-se ao governo de Romeu Zema (Novo).

No mesmo sentido, o ministro Silveira também endossou uma eventual candidatura de Pacheco. “Minas Gerais precisa do seu talento. O Brasil precisa do seu talento, da sua defesa ardorosa da democracia, da sua capacidade intelectual e sensibilidade humana. Tenho certeza de que você ainda vai dar muita alegria para todo o país, mas, em especial, ao povo mineiro”, declarou.

Uma possível candidatura do ex-presidente do Senado ao governo de Minas tem sido defendida pela ala governista, inclusive pelo próprio presidente Lula (PT).

Em janeiro deste ano, quando questionado por jornalistas sobre a possibilidade de Pacheco e Arthur Lira (PP), ex-presidente da Câmara dos Deputados, ocuparem cargos em ministérios, o presidente respondeu que queria o senador como próximo governador de Minas. “É isso que eu quero”, disse Lula.

Leia também

Agenda em Minas

Além de Mariana, na região Central de Minas, o presidente Lula irá a Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para a entrega de equipamentos agrícolas a municípios mineiros.

Esta é a quarta visita do presidente a Minas em 2025 e a oitava desde que tomou posse para o terceiro mandato, em 2023.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.