Ouvindo...

Lula desconversa sobre colocar Pacheco em ministério: ‘Quero que ele seja governador de MG’

Pacheco encerra o mandato à frente do Congresso Nacional no próximo sábado (1º) e ainda tem o futuro político incerto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), concorra ao governo de Minas Gerais em 2026. Questionado por jornalistas em coletiva no Palácio do Planalto, o petista desconversou sobre a possibilidade do parlamentar se tornar um de seus ministros.

“Eu não posso dizer quem é que vai ser [ministro]. Se eu pudesse falar, eu falaria. Mas o que eu quero é que o Pacheco seja governador de Minas Gerais. É isso que eu quero”, disse Lula.

Pacheco encerra o mandato à frente do Congresso Nacional no próximo sábado (1º) e ainda tem o futuro político incerto. Entretanto, o senador tem sido cotado para assumir um cargo no primeiro escalão do governo petista.

Leia também

Conforme antecipado pela colunista Edilene Lopes, uma das possibilidades aventadas é que Pacheco assuma o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), hoje comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que poderia ir para a Defesa.

Uma vez no MDIC, o senador coordenaria a Política Industrial do governo e poderia se aproximar do setor produtivo mineiro, atualmente, muito ligado ao governador de Minas, Romeu Zema (Novo).

Além disso, Pacheco também é cotado para o Ministério da Justiça, chefiado por Ricardo Lewandowski. A pasta tem relação com o perfil do mineiro, que é advogado e um nome em potencial para o Supremo Tribunal Federal (STF) ou alguma outra Corte.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais