O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou à Itatiaia, nesta terça-feira (21), que, mesmo diante de possíveis desembarques de ministros do governo, o partido vai continuar no governo Lula. Costa afirmou também que já conversou com o governador Tarcísio de Freitas e sugeriu que ele não dispute a presidência da República no próximo ano.
“O Republicanos está entre os cinco partidos que mais votaram com o governo do presidente Lula nesses últimos três anos. O presidente Hugo Motta, o presidente Marcos Pereira, têm tentado contribuir com a governabilidade no Brasil, mas sobretudo tendo um olhar para nós votarmos as pautas econômicas de interesse do Brasil. Naturalmente, um tensionamento ou outro faz parte da democracia, é natural, entre o poder Executivo e Legislativo, mas eu não tenho dúvida que nesses próximos 12 meses os Republicanos vão colaborar com a governabilidade do governo do presidente Lula, sobretudo ajudando a agenda econômica e social do país”, detalhou Costa Filho.
O ministro dos Portos e Aeroportos é do mesmo partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Questionado se o chefe do Executivo paulista não vai mesmo disputar a presidência em 2026, Silvio Costa Filho revelou que já conversou com Tarcísio.
Leia também:
Lula define futuro de Boulos e de ex-ministro ao promover troca no Planalto Ministro de Lula defende nomeação de sua esposa para Tribunal de Contas STF retoma nesta terça (21) julgamento do ‘núcleo da desinformação’ do 8 de janeiro
“Eu venho dizendo isso há mais de um ano, eu acho muito pouco provável que o governador Tarcísio seja candidato a presidente da República. Ele está cada vez mais se consolidando em São Paulo, ele tem uma reeleição que está andando bem, ele pode dar uma bela contribuição nesses próximos quatro anos, reeleito governador de São Paulo. Ele é muito jovem, tem muito tempo pela frente, então a leitura que eu faço é que é muito difícil que o governador Tarcísio dispute a eleição, porque eu acho que ele pode contribuir muito mais ainda com o povo do Estado de São Paulo e aguardar 2026 chegar”, explicou o ministro.
Silvio Costa Filho reforçou o compromisso pessoal e partidário com o presidente Lula. “A direita tem apresentado alguns nomes, eu sou Republicano, mas desde que eu fui vereador do Recife, deputado estadual, federal, secretário de Estado, e agora ministro do presidente Lula, eu sempre estive ao lado do presidente, por entender que ele hoje é a melhor opção para governar o nosso país. É alguém que tem ajudado na agenda do desenvolvimento econômico, mas, sobretudo, vem tendo um olhar para o social”, pontuou Costa Filho.