Ouvindo...

Lula já trocou 13 ministros no atual mandato

Troca mais recente foi realizada nesta segunda (20): Guilherme Boulos assumiu o lugar de Márcio Macêdo

Registro de Lula e Boulos em ato pelo dia do Trabalhador, em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta segunda-feira (20) o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, após reunião com o atual ministro Márcio Macêdo.

Com 38 ministérios, o petista chegou a realizar 13 trocas no governo desde que foi eleito, em 2022. A reforma ministerial de Lula está em andamento desde janeiro deste ano.

Leia também

Nomeação de Boulos

O ato é interpretado como uma estratégia de Lula para se aproximar de movimentos sociais em preparação para as eleições de 2026. Boulos era cotado para substituir Macêdo desde o início do ano, mas o anúncio ainda não havia sido feito.

A Secretaria-Geral é responsável por manter o diálogo direto entre o governo federal e os movimentos sociais, área na qual o deputado do PSOL possui influência.

Segundo interlocutores, o atual ministro Márcio Macêdo não deve ser demitido, devendo ser realocado em outra posição dentro da base governista. Macêdo já ocupou o posto de tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em nota, o Planalto informou que a nomeação de Boulos será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (21).

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.