Ouvindo...

Guilherme Boulos é nomeado ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Movimento é interpretado como aproximação de Lula com setores sociais; Boulos era cotado para substituir Macêdo desde início do ano

Guilherme Boulos assume no lugar de Marcio Macêdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta segunda-feira (20) o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, após reunião com o atual ministro Márcio Macêdo.

Participaram do encontro com o presidente os ministros Márcio Macêdo, Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social).

O ato é interpretado como uma estratégia de Lula para se aproximar de movimentos sociais em preparação para as eleições de 2026. Boulos era cotado para substituir Macêdo desde o início do ano, mas o anúncio ainda não havia sido feito.

Leia também

A Secretaria-Geral é responsável por manter o diálogo direto entre o governo federal e os movimentos sociais, área na qual o deputado do PSOL possui influência e liderança.

Segundo interlocutores, o atual ministro Márcio Macêdo não deve ser demitido, devendo ser realocado em outra posição dentro da base governista. Macêdo já ocupou o posto de tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em nota, o Planalto informou que a nomeação de Boulos será publicada no Diário Oficial de amanhã.

O presidente embarca na terça-feira para participar da 47ª Cúpula das Associações do Sudeste Asiático, retornando ao Brasil no dia 28.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.