Ao oficializar a saída de Márcio Macêdo (PT-SE) da Secretaria-Geral da Presidência e
Segundo o agora ex-ministro Macêdo, Lula pediu pessoalmente que ele se prepare para disputar as eleições de 2026, possivelmente para o Senado por Sergipe. Macêdo não se elegeu nas últimas eleições, em 2022, mas já exerceu mandato de deputado federal pelo estado do nordeste. Além de ser uma das figuras mais próximas do presidente, com trajetória marcada pela atuação na cúpula do PT e na campanha presidencial de 2022, o ex-ministro também é visto como peça importante para o partido em 2026.
“Cumpri uma missão importante ao lado do presidente Lula e da nossa equipe. Agora começa um novo ciclo, em que pretendo continuar contribuindo com o projeto político que ajudamos a construir”, disse Márcio Macêdo em um vídeo publicado em sua rede social.
Leia mais:
A entrada de Guilherme Boulos no governo marca também um novo passo para o líder do PSOL. A presença no Planalto deve ampliar sua projeção nacional e reforçar a relação com o PT, apesar de tira-lo da disputa para qualquer cargo eletivo em 2026.
A troca consolida uma estratégia do presidente de reposicionar aliados e fortalecer nomes-chave tanto no governo quanto nas próximas disputas eleitorais. Em 2026, serão renovadas duas das três cadeiras do Senado por estado - e a vaga de Sergipe é vista como essencial para o PT evitar a ascensão de bolsonaristas e nomes ligados à direita.