Ouvindo...

Lula reclama de agenda ‘insuportável’ antes de embarcar para a Ásia

Presidente tem dia cheio em Brasília e pode fazer dois anúncios importantes antes da viagem internacional

O presidente Lula durante reunião no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (20) que sua agenda está “insuportável”.

A declaração foi feita durante a cerimônia de entrega de Cartas Credenciais, no Palácio Itamaraty, em Brasília, evento que marca o início oficial da atuação de novos embaixadores estrangeiros no Brasil.

“Gostaria de receber vocês sentado em uma cadeira e conversar com vocês sobre o país de vocês, falar um pouco sobre o Brasil, mas lamentavelmente ainda não houve uma lei que mudasse a quantidade de horas de um dia, e a minha agenda está insuportável hoje e tenho que viajar 20 horas de avião amanhã”, afirmou o presidente.

Leia também

Durante a cerimônia, cada diplomata entrega ao chefe do Executivo a carta que o credencia formalmente como representante de seu país junto ao governo brasileiro, um rito tradicional do corpo diplomático que simboliza o reconhecimento oficial das relações bilaterais.

Lula também se desculpou pela falta de tempo para receber os embaixadores de forma mais próxima. “O carinho e o respeito são os mesmos”, complementou.

O presidente embarca nesta terça-feira (21) para a Indonésia e, na sexta (24), segue para a Malásia, onde participará da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Possíveis anúncios

A reclamação sobre a agenda ocorre em um dia de grande expectativa em Brasília. Lula deve fazer dois anúncios importantes antes de deixar o país.

O primeiro é a indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que se aposentou oficialmente no sábado (18).

O nome mais cotado é o do advogado-geral da União, Jorge Messias, mas o Palácio do Planalto ainda não confirmou a escolha.

Já o segundo possível anúncio envolve uma mudança na Secretaria-Geral da Presidência da República. Circulam rumores de que Lula pode substituir Márcio Macêdo pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Os boatos ganharam força após o presidente marcar uma reunião com Macêdo para as 18h, no Palácio do Planalto.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.