Inquérito da PF mira gestão do BRB por operação ligada ao Banco Master

Banco público entregou auditoria à PF e ao BC após identificar indícios de irregularidades na compra de carteiras do banco de Daniel Vorcaro

Sede do Banco Regional de Brasília, no Distrito Federal

A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar possível gestão fraudulenta no Banco Regional de Brasília, o BRB. A investigação foi comunicada ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

Leia mais: Justiça aceita recuperação judicial da Fictor, que tentou comprar Banco Master

Segundo apuração publicada pelo jornal O Globo, e confirmada pela Itatiaia, o próprio BRB identificou indícios de que algumas operações podem ter sido estruturadas para burlar regras de transparência sobre a titularidade das ações.

Leia também

O foco é a atuação da gestão anterior do banco em operações ligadas ao Banco Master, que acabou liquidado pelo Banco Central do Brasil. A estatal havia feito uma proposta para comprar o Master, rejeitada pelo BC em setembro do ano passado.

Em nota, o BRB afirmou que encontrou “achados relevantes” na primeira etapa de um relatório preliminar de auditoria forense conduzida pelo escritório Machado & Meyer, com apoio técnico da consultoria Kroll. O banco informou que entregou o documento à Polícia Federal e ao Banco Central.

A instituição declarou ainda que vem adotando medidas administrativas e judiciais para recuperar créditos e ativos ligados a operações investigadas na chamada Operação Compliance Zero, que apura fraudes envolvendo o Banco Master.

O que está sendo investigado?

As investigações apontam que o Master comprou carteiras de crédito da consultoria Tirreno sem efetuar pagamento e, em seguida, vendeu esses ativos ao BRB. O banco público desembolsou R$ 12,2 bilhões pelas carteiras, que depois se revelaram sem lastro em operações reais.

O caso também levou à prisão do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, em novembro do ano passado, na primeira fase da Operação Compliance Zero.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...