Após ‘crise’ com clã Bolsonaro, deputados do PL participam de homenagem a Ciro Gomes

Cotado para disputar o Palácio da Abolição nas eleições, Ciro provocou uma crise dentro do clã da família Bolsonaro ao se aproximar de lideranças do PL no Ceará

Ciro Gomes já foi prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e também atuou como ministro no primeiro mandato do presidente Lula.

Em meio à “disputa” com Michelle Bolsonaro (PL), parlamentares filiados ao Partido Liberal (PL) no Ceará acompanharam a entrega da Comenda do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte ao ex-governador do estado, Ciro Gomes (PSDB).

Cotado para disputar o Palácio da Abolição nas eleições de outubro, Ciro provocou uma crise dentro do clã da família Bolsonaro ao se aproximar de lideranças do PL no Ceará.

O gesto de aproximação, no entanto, não foi bem visto pela ex-primeira-dama. Em 2025, durante um evento em Fortaleza, Michelle afirmou que a sigla teria se precipitado na decisão de apoiar uma eventual candidatura de Ciro ao governo do Ceará, criticando diretamente o deputado federal André Fernandes (PL-CE), responsável pela articulação com o tucano.

A declaração de Michelle não foi bem recebida pelos enteados, filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que criticaram a madrasta. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chegou a dizer que a ex-primeira-dama teria “atropelado” o pai, enquanto o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o episódio foi “injusto e desrespeitoso”.

Leia também

Isso porque o ex-presidente teria dado aval para que o PL apoiasse uma eventual candidatura de Ciro ao governo do Ceará.

Com a reação dos enteados, Michelle publicou, à época, uma nota afirmando que respeita os filhos do marido, mas que pensa de forma “diferente”.

Após a crise envolvendo a família Bolsonaro, o PL anunciou que iria suspender as negociações com o PSDB de Ciro.

Frente contra Elmano

Uma eventual candidatura de Ciro, com o apoio do PL, reforçaria um movimento de oposição contra o governador Elmano de Freitas (PT-CE), que disputará a reeleição.

O tucano tem defendido uma aliança entre a oposição, argumentando que as diferenças entre os partidos são menores do que o objetivo principal: derrotar Elmano nas eleições.

Entre os parlamentares presentes no evento que homenageou Ciro em Juazeiro do Norte estavam: o pai do deputado federal André Fernandes, presidente do PL no Ceará, deputado estadual Alcides Fernandes (PL-CE); a deputada estadual Dra. Silvana (PL-CE); e os deputados federais Matheus Noronha (PL-CE) e Dr. Jaziel (PL-CE).

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...