Ouvindo...

Manifestação marca início da votação do projeto Tarifa Zero na Câmara de BH

A proposta, que visa implementar a passagem gratuita no município, tem votação prevista, em primeiro turno, para esta sexta-feira (3)

Entidades e grupos sociais se mobilizam em frente à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) para acompanhar a votação do Projeto de Lei (PL) 60/2025, conhecido como proposta do Tarifa Zero, que prevê a gratuidade das passagens nos ônibus municipais da capital mineira.

Do lado de fora da Casa Legislativa, manifestantes criticaram a falta de espaço nas galerias do Plenário, que já começam a ficar lotadas para a votação, prevista para as 15h.

O projeto, protocolado pela vereadora Iza Lourença (PSOL) e assinado por outros 22 parlamentares, é defendido por movimentos sociais, mas enfrenta críticas de empresários e da própria prefeitura.

Na quinta-feira (2), a Associação Mineira de Supermercados (Amis), ao lado da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), manifestou oposição à proposta. Em comunicado, as entidades pediram aos vereadores que rejeitassem o texto, argumentando que a medida pode elevar os custos para empresas, como os supermercados, gerar inflação de alimentos e comprometer a criação de empregos.

Leia também

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), também é contrário ao PL. O chefe do Executivo, que já classificou a ideia como “utopia”, afirmou ter solicitado ajuda ao governo Lula (PT) para financiar o Tarifa Zero, alegando que a prefeitura não teria condições de arcar sozinha com as despesas do projeto.

Na Câmara, o texto provocou a saída do vice-líder do governo, vereador Helton Júnior (PSD) — um dos signatários do PL — da base de apoio à prefeitura.

A proposta, no entanto, caso seja aprovada nesta sexta-feira, não entrará em vigor imediatamente. O texto será apreciado em primeiro turno e, se aprovado, seguirá para uma segunda votação antes de ser sancionado ou vetado pelo Executivo.

Confira:

*** Matéria em atualização.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.
Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.