O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), afirmou que o projeto de lei que prevê a implementação da tarifa zero nos ônibus da capital mineira é uma ‘utopia’ e que ainda não tem viabilidade.
“Eu confesso para vocês que essa discussão tinha que ser feita em cima de números. Eu acho uma maldade muito grande você começar a discutir uma coisa que você sabe que não é viável. Porque, para todos que nós perguntamos se é viável, quem vai pagar a conta? Já combinou com os donos das empresas de ônibus? Já combinou com eles? Eles vão fazer isso de boa vontade? Eles vão pagar os motoristas, eles vão ceder o óleo diesel? Como é que vai ser isso? Eu acho que essa é a grande maldade da coisa: dar a impressão para as pessoas que você vai fazer isso a qualquer momento e que depende só de um start. O que está na conta hoje é uma utopia e uma maldade contra as pessoas que precisam pegar o transporte coletivo todos os dias”, afirmou o prefeito.
O prefeito Álvaro Damião informou que participou em Brasília de uma audiência pública na Câmara dos Deputados debatendo o projeto de lei que trata do marco legal do transporte público coletivo urbano no país e reforçou o pedido de ajuda para o governo federal para que a passagem não tenha aumento.
“Nós fomos a Brasília para buscar recursos do governo federal, inclusive para ajudar os municípios, não só Belo Horizonte, para ajudar os municípios a subsidiar a passagem. Para não deixar a passagem aumentar mais e pesar no bolso daquele que utiliza todos os dias”, concluiu Damião.
Damião participou hoje da inauguração de uma Emei, no bairro Avai, Região Oeste de BH.