Ouvindo...

Julgamento de Bolsonaro: Moraes pede mais um dia de sessão na Primeira Turma

Ministros poderão ter quatro dias para apresentar votos sobre a tentativa de golpe de estado

Relator do caso, ministro Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, que seja marcada uma sessão extra para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete aliados no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

No pedido, feito nesta sexta-feira (5), Moraes pede para que a próxima quinta-feira (11) tenha uma sessão extraordinária para o julgamento.

“Solicito ao Excelentíssimo Presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, o agendamento de novas sessões complementares para a realização do julgamento, a serem realizadas na quinta-feira, dia 11/9/2025", afirmou Moraes em despacho.

Leia também

Inicialmente, Zanin havia marcado cinco sessões para o julgamento, nos dias: 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Caso o presidente da primeira Turma aceite o pedido de Moraes, o julgamento também ocorrerá na quinta-feira, adicionando mais um dia de sessão ao calendário da Corte.

A expectativa é de que na quinta-feira o julgamento comece às 9h da manhã e se estenda até às 19h. Isso porque a sessão do plenário do STF para o mesmo dia já foi cancelada.

Na última quarta-feira (3), as defesas dos réus concluíram suas sustentações orais. As próximas sessões serão destinadas aos votos dos ministros: o relator do caso, Alexandre de Moraes, abrirá a votação, seguido por Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e, por último, Cristiano Zanin.

Réus que estão sendo julgados

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • Alexandre Ramagem, deputado e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio