O início das obras de duplicação da BR-381 - entre Caeté e Governador Valadares, trecho que foi concedido à iniciativa privada pelos próximos 30 anos - está previsto para o segundo semestre de 2026.
Em entrevista ao Jornal da Itatiaia, na manhã desta sexta-feira (22), o gerente de operações da concessionária Nova 381, Diego Dutra, explicou o planejamento para a rodovia, que já
“A duplicação já começou. Para que a gente tenha uma boa duplicação, temos que ter um bom projeto. Já contratamos uma boa equipe de projeto, que está mapeando as referências da rodovia: rede de esgoto, rede da Cemig, da Gasmig, as vias que ligam os municípios, entradas e saída. Ou seja, o projeto está a pleno vapor. As equipes estão trabalhando em topografia e sondagem. Para nós, (a duplicação) já começou. Mas, como muitas pessoas perguntam, e a máquina na pista? A estimativa é para o segundo semestre de 2026, quando as pessoas já verão a mobilização dos canteiros e máquinas na pista”, afirmou Diego Dutra.
O representante da Nova 381 explicou que a
“A obra é um dos ingredientes da concessão. O mais importante é entregarmos uma rodovia mais segura. Começamos no dia 1º de agosto a operação na rodovia, com guincho, ambulâncias, médicos 24 horas na rodovia, atendimento ao usuário. Nunca existiu isso na BR-381. São trabalhos importantes que o usuário vai começar a entender. Esses serviços que estarão disponíveis são fruto do pagamento do pedágio”, explicou.
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“As pessoas da região se acostumaram a ver uma empresa começar a obra, aí não termina a obra e vão embora. Nós vamos administrar a BR-381 até 2055. São 30 anos de contrato. Temos diversas obrigações que temos que entregar. A duplicação tem 8 anos para ser feita. Então, a duplicação será feita, com um traçado mais moderno e adequado”, continua Diego Dutra.
Os projetos para duplicação da BR-381 já haviam sido feitos pelo setor público entre 2013 e 2014, quando a obra foi anunciada pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Os projetos, no entanto, não serão aproveitados pela atual concessionária.
Valor do pedágio?
Sobre o valor do pedágio que deve começar a ser cobrada no mês que vem, o gerente da Nova 381 afirmou que o custo exato ainda precisa ser definido pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
“Esse valor do pedágio, a ANTT, quando fizer a autorização, será divulgado. No contrato de concessão temos valores referenciais, de R$ 12 ou R$ 14, a partir desses valores a ANTT fará os cálculos. Ficará muito próximo disso. É o que está estipulado no contrato”, disse o gerente da concessionária.
BH até Caeté
Já o trecho da BR-381 que liga Belo Horizonte até Caeté, considerado o mais complexo do projeto, está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e vive indefinições sobre o início das obras e sobre como serão feitas as desapropriações de famílias que vivem às margens da BR.
Em resposta à reportagem da Itatiaia,