O trecho de cerca de 70 quilômetros da BR-381 entre a cidade de Belo Oriente e Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, não foi contemplado no plano de duplicação da rodovia. Para essa parte da ‘Rodovia da Morte’ a previsão é a construção de ‘terceiras faixas’ na via.
No entanto, uma mudança no projeto vem sendo reivindicada por empresários, deputados e prefeitos da região, que cobram a duplicação total da BR-381 - de BH até Valadares. E o movimento tem apoio da concessionária Nova 381, que começou a administrar a rodovia neste ano e avalia que o ideal seria a duplicação completa.
Em entrevista ao Jornal da Itatiaia, na manhã desta sexta-feira (22), o gerente de operações da Nova 381, Diego Dutra, afirmou que uma mudança no projeto depende de determinação da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
“Nós temos um contrato de concessão que determina que (a duplicação) vá de Caeté até Belo Oriente, de lá até Governador Valadares estão previstas as terceiras faixas. Houve um movimento de empresários e políticos da região solicitando a ANTT que também duplique esse trecho. Estamos em momento de projetos, se a ANTT determinar que esse trecho seja duplicado, o contrato dá margem para esse tipo de solicitação e novos investimentos. Então, se chegarem esses estudos para duplicar esse trecho, a concessionária vai acompanhar os estudos para comprovar essa necessidade”, afirmou Diego Dutra.
No início desta semana, entidades empresariais e representantes da sociedade civil divulgaram um manifesto público, endereçado ao Ministério dos Transportes, cobrando mudanças no projeto. A intenção é incluir a obrigação da concessionária de duplicar também o trecho de 70 quilômetros entre Belo Oriente e Valadares.
O gerente da Nova 381 explicou que o momento é propício para que sejam feitas mudanças no contrato de concessão, uma vez que as obras no trecho mais próximo de Valadares estão em fase de projeto.
Cobrança de pedágio
“Nós temos uma praça de pedágio moderna, com pedagiamento eletrônico, no site da concessionária detalhamos a forma de pagamento. Já implantamos em Caeté e João Monlevade. Nessas duas teremos a cobrança em meados ou final de setembro. Nesses trechos fizemos reformas importantes, como previsto no contrato de concessão. Já as praças de Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, o início da cobrança deve acontecer em novembro”, explicou Dutra.
Obras para 2026
O gerente da Nova 381 afirmou que os projetos para a obra de duplicação já estão em andamento, mas que o início das obras acontecerá no segundo semestre de 2026.
“A notícia é boa, a duplicação já começou. Para que a gente tenha uma boa duplicação, temos que ter um bom projeto. Já contratamos uma boa equipe de projeto, que está mapeando as referências, rede de esgoto, rede da Cemig, da Gasmig, as vias que ligam os municípios, entradas e saída, o projeto está a pleno vapor. As equipes estão trabalhando em topografia, sondagem. Para nós ele já começou. Mas e a máquina na pista? A estimativa é para o segundo semestre de 2026, quando as pessoas já verão a mobilização dos canteiros e máquinas na pista”, explicou.
“As pessoas da região se acostumaram a ver uma empresa começar a obra, aí não termina a obra e vão embora. Nós vamos administrar a BR-381 até 2055. São 30 anos de contrato. Temos diversas obrigações que temos que entregar. A duplicação tem 8 anos para ser feita. Então, a duplicação será feita, com um traçado mais moderno e adequado”, afirmou Diego Dutra.