Ouvindo...

Projeto que permite pagar IPVA atrasado via Pix avança na Assembleia de Minas

Objetivo da proposta é autorizar a regularização de impostos atrasados no momento da abordagem de fiscalização e evitar o reboque de veículos

Comissão e Constituição e Justiça da Assembleia deu aval ao PL 3.831/2025 nesta terça-feira (14)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (14), um projeto de lei (PL) que autoriza o pagamento de impostos veiculares em atraso através de meios digitais, como o Pix. O objetivo da proposta é permitir a regularização em caso de abordagem de fiscalização de trânsito e evitar os custos adicionais com retirada, transporte e custódia de veículos nos pátios de apreensão.

O Projeto de Lei 3.831/2025 foi apresentado pelo deputado Enes Cândido (Republicanos) e prevê a alteração da Lei Lei 14.937/2003 ao oferecer opções de pagamento instantâneo do débito.

“O proprietário ou o condutor de veículo automotor poderá, quando abordado em operação de fiscalização de trânsito realizada no estado, efetuar, no ato da abordagem, o pagamento de eventuais débitos tributários e encargos financeiros vinculados ao prontuário do veículo, por meio de sistema eletrônico de pagamentos instantâneos, inclusive PIX, com vistas a evitar sua remoção, desde que a irregularidade constatada se refira exclusivamente à inadimplência desses débitos, conforme o disposto na Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997”, fica a nova redação do 12º artigo da lei, conforme proposto no projeto.

O texto ainda determina que o Governo de Minas deve disponibilizar um sistema digital integrado que permita a liberação do veículo assim que constatada a regularização dos pagamentos de tributos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Uma vez aprovado na CCJ, o projeto deve agora passar pelas comissões de Defesa do Consumidor e do Contribuinte; de Administração Pública; e de Fiscalização Financeira e Orçamentário antes de ser votada em primeiro turno no plenário.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.