Ouvindo...

Novo bairro na área do antigo aeroporto Carlos Prates pode ser implantado até 2029

Construção foi incluída como uma das metas do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2026–2029)

O espaço foi cedido pela União à Prefeitura de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte incluiu a implantação do novo bairro na área do antigo Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste da capital mineira, como uma das metas do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2026–2029). O PPAG é responsável por estabelecer o planejamento estratégico de médio prazo na capital mineira, definindo ações, diretrizes e objetivos em um período de quatro anos.

A apresentação do plano foi feita nesta terça-feira (14), durante a exposição do PPAG e da Proposta de Lei do Orçamento Anual (PLOA) 2026, na Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

A receita total para a área de habitação, urbanização, regulação e ambiente urbano, prevista no Projeto de Lei de Orçamento Anual (PLOA) de 2026, é de R$ 1.240.709.294,00.

Novo bairro

O espaço do antigo Aeroporto Carlos Prates foi desativado em 2023, após análise realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Com a desativação, a área foi devolvida à União, que, para evitar ocupações irregulares, cedeu o terreno à Prefeitura de Belo Horizonte em guarda provisória.

A proposta da Prefeitura é utilizar os 547 mil metros quadrados do terreno para a construção de 4 mil moradias populares – parte delas financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida e a outra parte entregue ao investimento privado. Além disso, o projeto prevê a construção de escolas, um centro de saúde, um centro esportivo, um restaurante popular e um parque ecológico.

Em abril deste ano, o governo federal, sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aprovou o financiamento de R$ 7 milhões para a realização de estudos técnicos que avaliarão a viabilidade da construção do novo bairro.

A proposta foi uma das bandeiras de campanha do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, durante a eleição de 2024. Na época, Fuad classificou a construção do novo bairro, juntamente com as obras do Anel Rodoviário, como uma das principais prioridades de sua gestão.

Leia também

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.