A presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Luísa Barreto, afirmou nesta quarta-feira (18), em entrevista ao Jornal da Itatiaia, que a empresa está em negociações com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) para ampliar os contratos de exploração do nióbio em Araxá.
A Codemge foi apontada pelo governo Zema como um dos
Na semana passada, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou ao governo de Minas que precisará de um período maior para avaliar o valor dos ativos mineiros.
Para conseguir um valor estimado, Luisa Barreto afirmou que a Codemge contratou uma empresa para fazer o trabalho de valoração da empresa e que o resultado ficará pronto até o final de outubro. O tempo de contrato com a CBMM, no entanto, pode afetar diretamente o valor da empresa.
“Já contratamos uma avaliação sobre o valor da empresa, mas temos alguns pontos que mudam muito o valor da empresa. O principal é entendermos o tempo de contrato com a CBMM, nossa parceira na exploração do nióbio. Hoje temos um contrato que rende dividendos anuais para Minas Gerais e esse contrato tem a perspectiva de 7 anos, então são 7 anos de recebimentos garantidos. Se tenho recebimentos garantidos por 10, 15, 20 ou 30 anos, eu vou ter uma valor maior da empresa. E nós já estamos em tratativas com a CBMM para uma eventual ampliação desse contrato”, explicou Barreto.
Sobre a Codemge
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) é uma empresa pública vinculada ao Governo do Estado de Minas Gerais, com atuação estratégica na promoção do desenvolvimento do Estado.
“A Codemge e a Codemig são duas empresas irmãs. Hoje, a Codemig pertence à Codemge. São duas empresas com mais de 70 anos de história, já tiveram mudanças de nomes no caminho, mas são empresas que têm vários ativos. Um dos principais ativos é um negócio na mineração, a exploração do nióbio em Araxá, em parceria com a CBMM. A Codemig é dona desse direito minerário. A Codemge tem outros negócios, como a gestão de ativos, como o Expominas, o Minascentro, distritos industriais e faz estrutura na área das PPPs”, explicou Barreto.
A Codemge é sócia na exploração do nióbio, um dos minerais mais estratégicos do mundo, e investe recursos dessa parceria em iniciativas que fomentam o crescimento sustentável de Minas. Também lidera programas como o Cidade Parceira, o Complexo de Saúde HoPE, o projeto Água dos Vales, e o Plano Estadual de Logística e Transportes (PELT-MG).
Nióbio
A Codemge tem como subsidiária a Codemig, que, por meio de Sociedade em Conta de Participação (SCP) estabelecida com a CBMM, dedica-se à exploração do nióbio.
Veja ações e projetos da Codemge
Cidade Parceira
Programa que permite que municípios tirem antigos sonhos do papel. A Codemge atua com suporte técnico para prefeituras desde a modelagem até a execução de parcerias público-privadas em áreas como saúde, educação, mobilidade e turismo. Basta os municípios inscreverem suas ideias de projetos em um formulário. As propostas passarão por triagem da equipe técnica da Codemge. As de maior impacto econômico e social serão selecionadas incorporadas ao Cidade Parceira.
PPP Complexo de Saúde HoPE
Parceria inédita para construção e operação de um novo complexo hospitalar, na avenida Amazonas, onde funcionava o Galba Veloso, com mais de 500 leitos e um laboratório central de saúde pública, que inclui ainda um centro de ensino e inovação. O projeto terá atendimento 100% SUS.
PPP Manutenção Escolar
Projeto para construção, reforma e manutenção de 112 escolas estaduais, com o parceiro privado se responsabilizando por questões administrativas e pelos espaços físicos. O modelo busca melhorar a infraestrutura escolar e liberar os gestores para focarem na aprendizagem dos alunos. A parte pedagógica segue 100% a cargo dos professores da rede estadual.
Água dos Vales
A Codemge atua em parceria com a Copasa, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e IFC para garantir água e esgoto tratados no Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.
Plano Estadual de Logística e Transportes (PELT-MG)
Planejamento estratégico de longo prazo para os modais de transporte do Estado, com mais de 9 mil obras em avaliação e R$1,8 trilhão em investimentos mapeados até 2055.