Comportamento governista do PSD de MG se aproxima mais do Nordeste que do Sul/Sudeste

Mesmo com guinada do partido para a direita, partido segue votando a favor da maioria das pautas propostas pelo governo Lula

Índice do Congresso em Foco mede o grau de governismo de cada deputado

Em meio a uma guinada à direita, o PSD em Minas Gerais têm em sua bancada de deputados federais um comportamento governista que a aproxima mais de seus correligionários nordestinos que os do Sul e Sudeste.

Em levantamento feito pela Itatiaia a partir dos dados da ferramenta Radar do Congresso, desenvolvida pelo site Congresso em Foco, o ‘governismo’ dos cinco deputados do PSD em Minas Gerais é de 83%. O índice mede a porcentagem de votos de um parlamentar alinhados com a orientação do líder do governo nas votações no Legislativo.

Esse número coloca os pessedistas mineiros mais próximos do índice médio dos parlamentares do partido no Nordeste, onde o índice de governismo é de 86%, do que na média geral dos estados do Sul e Sudeste, que é de 71,3% (incluindo os de Minas na conta).

A média geral do partido é de 77,5% de governismo. Na divisão por região, a conta fica: Sul - 58,2%; Centro-Oeste -76%; Norte - 79%; Sudeste -79,3%; Nordeste - 85,9%.

No cenário pré-eleitoral, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, orquestra uma guinada à direita com foco em estados do Centro-Oeste, Sul e do Sudeste. Ao mesmo tempo, garantindo a característica fisiológica da legenda, permite que seus integrantes no Norte e Nordeste sigam uma linha mais próxima à do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nessa movimentação, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul têm em seus governadores pessedistas — Ronaldo Caiado, Ratinho Junior e Eduardo Leite, respectivamente — pré-candidatos à Presidência da República pelo partido. Minas Gerais entra nessa conta com a filiação de Mateus Simões, vice de Romeu Zema (Novo) e pré-candidato ao Governo de Minas.

Se, no discurso, o partido se move à direita em Minas Gerais, a prática em Brasília revela um comportamento mais pragmático e em acordo com o Executivo — como sói ocorrer na legenda.

O índice de governismo dos deputados federais mineiros do PSD:

  • Igor Timo- 88%
  • Luiz Fernando Faria - 87%
  • Diego Andrade - 83%
  • Misael Varella - 83%
  • Stefano Aguiar - 74%
Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...