Prefeitura de cidade na Bahia proíbe ‘paredões’ de som durante o Carnaval

O município de Mucuri, em decreto, também vetou a entrada de garrafas de vidro e crianças, menores de dez anos, desacompanhadas no circuito oficial da cidade

Segundo a prefeitura, os equipamentos geraram transtornos em anos anteriores, em razão da “poluição sonora” e de “conflitos” entre os proprietários dos paredões.

A prefeitura de Mucuri, município do extremo sul da Bahia, proibiu o uso de aparelhos de som conhecidos como “paredões” durante o período oficial do Carnaval na cidade, que começa nesta sexta-feira (13) e vai até a próxima terça-feira (17). A medida foi determinada por meio de decreto assinado pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, conhecido como “Robertinho” (União Brasil-BA).

Segundo a prefeitura, os equipamentos geraram transtornos nas edições anteriores, em razão da “ poluição sonora” e de “conflitos” entre os proprietários dos paredões.

No decreto, a prefeitura também veta a entrada e a circulação de garrafas de vidro nos circuitos oficiais, a fim de evitar acidentes, cortes e “situações de violência”. O ofício, no entanto, não proíbe a entrada de copos térmicos e coolers, desde que as bebidas estejam em latas ou embalagens plásticas.

Leia também

Na última quinta-feira (12), o Ministério Público da Bahia (MPBA) enviou um documento recomendando medidas para “coibir o uso irregular” dos paredões durante o Carnaval. Entre as ações sugeridas pelo órgão, está a fixação de um horário mínimo de descanso para moradores e turistas, entre 5h e 12h.

O MPBA ainda orienta que o município não conceda nem mantenha alvarás para estabelecimentos que utilizem esses equipamentos de som, além de elaborar um planejamento municipal integrado para a “fiscalização, controle e conscientização” de moradores e turistas, especialmente nas vias públicas e nas praias.

Crianças desacompanhadas

O decreto da prefeitura de Mucuri ainda proíbe que crianças de até dez anos circulem desacompanhadas no circuito principal do Carnaval. Segundo o município, a iniciativa tem como objetivo seguir as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A fiscalização, segundo a prefeitura, será intensificada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com os órgãos de segurança pública e com o Conselho Tutelar.

Sergipe

No município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, a prefeitura também publicou um decreto que proíbe o uso de qualquer aparelhagem de som, incluindo os paredões, durante o período carnavalesco, entre sábado (14) e quarta-feira (18).

O decreto também proíbe o uso de veículos de tração animal no circuito oficial do Carnaval.

Nesta sexta-feira, o Ministério Público de Sergipe (MPSE) emitiu recomendação também proibindo totalmente o uso dos “paredões” no município de Neópolis.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...