PL que quer proibir ‘paredão de som’ em BH é retirado de pauta na Câmara

Conforme apurado pela Itatiaia, a remoção do projeto foi um acordo com a base do governo para que a proposta sofresse adequações na redação antes da votação em primeiro turno

Paredão de som está na mira da Câmara Municipal de Belo Horizonte

O Projeto de Lei (PL) que prevê a proibição de equipamentos de som conhecidos como “paredões”, que são instalados em carros e demais veículos, de funcionar em praças e demais espaços públicos de Belo Horizonte foi retirado de pauta nesta segunda-feira (2), dia quando a Câmara Municipal retomou oficialmente os trabalhos. O texto é de autoria do vereador Irlan Melo (Republicanos).

Conforme apurado pela Itatiaia, a remoção do projeto da pauta foi um acordo com a base do governo no Legislativo para que a proposta sofresse adequações na redação antes da votação em primeiro turno.

Para o autor do Projeto de Lei (PL), os “paredões”, instalados nos porta-malas e nas carroceria dos veículos, geram “transtornos” para a população, afetando a saúde mental e gerando problemas de audição.

Leia também

O texto determina ainda que os motoristas ou proprietários dos veículos que tiverem esses aparelhos instalados estarão sujeitos a uma multa de R$ 500.

Em 2024, um projeto parecido, também de autoria do vereador Irlan Melo, chegou a ser aprovado em definitivo pelos parlamentares.

Ao chegar no Executivo, no entanto, a proposta foi barrada pelo então prefeito Fuad Noman.

Na época, Fuad alegou que o texto, além de violar a competência privativa da União em legislar sobre o trânsito, também invadia a competência do Executivo ao atribuir obrigações de fiscalização de aplicação de sanções para quem estivesse em desacordo com a legislação.

A Câmara votou pela manutenção do veto e a proposta, que estabelecia uma multa de até R$ 3 mil para os motoristas e proprietários de veículos com os “paredões”, foi arquivada.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...