Dois indígenas foram mortos a tiros, na BR-101, em trecho da cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia, na noite dessa terça-feira (17). Segundo informações da Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Nawir Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25. Testemunhas disseram que eles foram baleados nas costas.
Os jovens foram mortos quando se deslocavam do Povoado de Montinho (BA) para uma das fazendas ocupadas por um grupo indígena no processo de demarcação realizado pelos povos Pataxós da região do extremo sul.
O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itabela. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.
A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, usou as redes sociais para lamentar o assassinato dos dois indígenas.
“A violência autorizada nos últimos anos por meio do forte armamento, segue matando. A situação no Extremo Sul da Bahia, está cada dia pior, agora a tarde pistoleiros assassinaram dois indígenas em área de retomada do Território Barra Velha em Porto Seguro.”
Em uma segunda postagem, Sônia Guajajara disse que a primeira agenda dela será com lideranças indígenas do Extremo Sul da Bahia.
“Acompanharei de perto o que vem acontecendo na região e irei requisitar ação imediata do Estado.”