A Prefeitura de Belo Horizonte e a Câmara Municipal apresentam, nesta quarta-feira (23), no Legislativo, o balanço quadrimestral das contas dos dois poderes, apresentando os valores de maio, junho, julho e agosto. A audiência pública acontece na Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, e é prevista em lei.
Tanto a prefeitura, quanto o Legislativo, vão apresentar a execução orçamentária do período, demonstrando de forma detalhada os gastos com pessoal, obras, compras públicas, e as arrecadações.
O presidente da Câmara, vereador Juliano Lopes (Podemos), e o diretor-geral do Legislativo, Christian Aquino Cota, estão na lista de possíveis representantes da Câmara. Já pela prefeitura, é listada a presença do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Bruno Passeli, e do secretário municipal de Fazenda, Pedro Meneguetti.
São convidados ainda representantes de comissões, outros secretários de governo, além de conselhos municipais, representantes de órgãos da justiça, sindicatos e organizações da sociedade civil.
Detalhamento contas SUS-BH
Também nesta quarta-feira, a prefeitura vai apresentar na Comissão de Saúde e Saneamento o balanço quadrimestral das contas do SUS em Belo Horizonte. O secretário de saúde, Danilo Borges, além de membros do Conselho Municipal de Saúde, sindicatos, servidores e representantes de órgãos do judiciário foram convidados para a audiência pública.
Um dos temas que os vereadores vão tratar com a secretaria de saúde é a previsão de déficit da saúde para este ano e para 2026. Segundo informações da prefeitura repassadas à Câmara, hospitais e equipamentos de saúde somam R$40 milhões por mês de déficit orçamentário, o que tem levantado preocupação da categoria com a manutenção de cargos e sustentação dos serviços de saúde pública.