Ouvindo...

Secretária de Meio Ambiente é convocada para prestar esclarecimentos na ALMG

Ela deverá explicar supostas violações de direitos humanos na implementação do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte

Marília Carvalho de Melo, secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (23), a convocação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do estado, Marília Carvalho de Melo, para explicar supostas violações de direitos humanos na implementação do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte.

A data está confirmada para quarta-feira, dia 1º. Também foi convocada para a audiência pública a secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela. Como ambas foram convocadas, elas são obrigadas a comparecer na sessão.

Marília ainda foi convidada para ir à Assembleia na próxima quinta-feira (25) para esclarecer denúncias da Polícia Federal no âmbito da Operação Rejeito, que apurou suspeita de fraudes e corrupção em processos de licenciamento ambiental em Minas. Neste caso, não há obrigação de que a secretária compareça à Assembleia.

A Operação Rejeito da Polícia Federal cumpriu 79 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão preventiva. A investigação foi realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e contou com apoio do Ministério Público Federal (MPF) e da Receita Federal.

A suposta organização criminosa era composta por mais de 40 empresas que atuavam na distribuição de propinas e no gerenciamento de lobbies para impedir projetos políticos que garantiriam a proteção ambiental da Serra do Curral.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.