Ouvindo...

Direção da Câmara pede suspensão de três deputados por ocupação do plenário

Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) podem ser suspensos de 30 a 90 dias

Os deputados Marcos Pollon (esq), Marcel van Hattem (ce) e Zé Trovão (dir)

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pediu nesta terça-feira (23) ao Conselho de Ética a suspensão de três parlamentares que participam da ocupação e obstrução do plenário da Casa em agosto.

São alvos das representações, os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC). Os pedidos se baseiam em conclusões apresentadas pelo corregedor da Câmara, o deputado Diego Coronel (PSD-BA), na última sexta-feira (19).

No caso de Pollon, a direção pediu suspensão de 90 dias em razão de “declarações difamatórias” do parlamentar sul-mato grossense contra a cúpula da Casa, além de mais 30 dias por obstruir o acesso do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) a sua cadeira no plenário.

Leia também

Já em relação a Van Hattem e Zé Trovão, a Mesa solicitou a suspensão de 30 dias por impedir o acesso de Motta à Mesa Diretora.

Segundo Coronel, tiveram as condutas mais graves dentre todos os envolvidos no tumulto. Aos outros 11 parlamentares alvos de representações, o corregedor recomendou apenas a censura escrita.

Agora, cabe ao Conselho de Ética decidir sobre os pedidos de punição.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.