Ouvindo...

Governo de Minas estuda rever processos com participação de citados na Operação Rejeito

Governo de Minas anunciou que pretende abrir uma auditoria interna e também acionou o Ministério Público para rever possíveis processos fraudulentos

Simões e Zema falaram sobre a Operação Rejeito durante evento em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

O Governo de Minas Gerais acionou o Ministério Público (MPMG) pela revisão dos licenciamentos ambientais concedidos a empresas citadas na Operação Rejeito, da Polícia Federal (PF). Dezenas de organizações são citadas na investigação que aponta pagamento de propina para obtenção de permissão para minerar em áreas críticas como a Serra do Curral.

Durante um evento para a reabertura do bloco cirúrgico do Hospital Cristiano Machado, em Sabará, o vice-governador Mateus Simões (Novo) ainda afirmou que o Executivo Estadual estuda uma forma de auditar processos que tiveram a participação de servidores exonerados por possível participação no esquema investigado.

“Já conversamos com o Ministério Público para que todos os licenciamentos que envolvem esse grupo econômico possam ser revistos independentemente do momento em que eles foram feitos. Além disso, estamos discutindo a adoção de outros procedimentos de auditoria nos processos em que esses profissionais que nós já demitimos atuaram de qualquer forma para que a gente possa ter garantia de que Minas Gerais vai ser, inclusive, indenizada pelos prejuízo que tenham sido causados por essa quadrilha”, disse.

Simões não detalhou a operação interna pretendida pelo governo.

A Operação Rejeito foi deflagrada na última quarta-feira (17) e cumpriu mais de cem mandados de busca e apreensão e prisão. A investigação se debruça sobre um possível esquema bilionário de fraudes no licenciamento ambiental que inclui o pagamento de propina a órgãos fiscalizadores com o objetivo de viabilizar a atuação de mineradoras em pontos críticos, como a Serra do Curral.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.