Câmara aprova criação de Universidade voltada para formação e gestão no esporte

Entre os cursos previstos, de graduação e pós-graduação, estão Educação Física, Gestão e Marketing Esportivo e Ciência do Esporte

A autarquia poderá adotar formas alternativas de ingresso, além do vestibular tradicional.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), em Brasília. O texto, de autoria do governo Lula (PT), permite a abertura futura de outros campi em diferentes estados.

A instituição, segundo o texto, servirá para estruturar um polo nacional dedicado à formação acadêmica, à pesquisa e à inovação na área da ciência esportiva.

Leia também

A universidade terá como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na gestão de políticas públicas voltadas ao esporte, além de habilitá-los para trabalhar na administração de entidades esportivas e no treinamento de atletas de alto desempenho para competições internacionais, como, por exemplo, as Olimpíadas.

A autarquia poderá adotar formas alternativas de ingresso, além do vestibular tradicional, respeitando a política federal de inclusão e cotas.

Segundo os ministérios da Educação e do Esporte, entre os cursos de graduação e pós-graduação previstos pela UFEsporte estão:

  • Ciência do Esporte;
  • Educação Física;
  • Gestão e Marketing Esportivo;
  • Medicina e Reabilitação Esportiva;
  • Psicologia e Sociologia do Esporte;
  • Direito e Políticas Públicas do Esporte;
  • Economia do Esporte.

Com a aprovação dos deputados, o projeto ainda precisa do aval do Senado para seguir à sanção ou veto do presidente Lula.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...