O União Brasil oficializou, na noite desta terça-feira (10), o deputado federal Rodrigo de Castro como presidente da legenda, que era comadada por Marcelo de Freitas até esta semana. Freitas vai se filiar ao PL.
A troca representa um afastamento do partido do leque de alianças do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD), e um alinhamento com o senador Rodrigo Pacheco (PSD), aliado de Rodrigo de Castro. Também é esperado que o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, assuma a liderança da federação União-PP no estado.
A articulação foi liderada por Davi Alcolumbre, presidente do Senado, que tende a liberar o partido nos estados para que as lideranças façam suas próprias opções de apoio na sucessão presidencial.
Em nota, o União Brasil comunicou a alteração na condução do diretório alinhada à Executiva Nacional e classificou a mudança como um “processo natural de fortalecimento e organização partidária”.
“O deputado Delegado Marcelo Freitas passa a concentrar sua atuação em novos projetos estratégicos do partido. A presidência estadual passa a ser exercida pelo deputado Rodrigo de Castro, em ambiente de harmonia, continuidade e unidade partidária. O União Brasil reafirma seu compromisso com o diálogo, a responsabilidade institucional e a construção coletiva em favor de Minas Gerais e do país”, diz o texto.