Articulador de verbas para obras no metrô, Viana fica de fora de abertura de estação

Senador afirma não ter sido convidado para a cerimônia de inauguração da Estação Novo Eldorado, agenda que contou com a presença de outros parlamentares

Senador Carlos Viana (Podemos) trabalhou junto ao então presidente Jair Bolsonaro para liberar verba bilionária para o transporte

Na última segunda-feira (9), em uma cerimônia margeada pela discussão sobre a paternidade das obras de ampliação do Metrô de Belo Horizonte, ‘zemistas’, lulistas e bolsonaristas debateram sobre quem tem mais responsabilidade no avanço do transporte da Grande BH. No evento de inauguração da Estação Novo Eldorado, o senador Carlos Viana (Podemos), um dos articuladores para liberar a verba federal para as obras, não estava presente e diz sequer ter sido convidado pelo cerimonial do Governo de Minas.

Como mostrou a Itatiaia, a paternidade das obras do metrô foi tangencial e amistosamente debatida durante o evento realizado em Contagem, na Grande BH. Isso porque as verbas federais — R$ 2,8 bilhões dos R$ 3,2 bilhões totais para os trabalhos de ampliação da linha 1 do metrô e construção da linha 2 — foram liberadas ainda durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto. Na transição de governo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a concessão do modal de BH e a transferência da verba. Todo o processo, em âmbito estadual, se deu com Romeu Zema (Novo) no poder.

No entanto, as articulações entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto foram capitaneadas pelo senador Carlos Viana e o então presidente Bolsonaro. O parlamentar pleiteia para si a responsabilidade pela liberação da verba bilionária, mas diz não ter sequer sido convidado para o evento de inauguração da nova estação.

A cerimônia de segunda-feira foi a primeira de uma série de três eventos em um mês sobre novidades no metrô e a primeira a contar com a presença de autoridades. Deputados e vereadores foram convidados para participar da cerimônia que contou ainda com a presença da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e do ministro das Cidades do governo Lula, Jader Filho (MDB-PA).

A reportagem solicitou informações ao Governo de Minas sobre a lista de convidados da cerimônia e aguarda resposta.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.

Ouvindo...