Master: Diretor da PF diz que investigações avançaram por ‘coragem’ de Galípolo

Andrei Rodrigues afirma que fraudes já ocorriam em gestões anteriores do Banco Central e elogia atuação do atual presidente da instituição na apuração do caso

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou nesta terça-feira (10) que as fraudes financeiras envolvendo o Banco Master vinham ocorrendo desde administrações anteriores do Banco Central (BC) e que o avanço das investigações só foi possível graças à “coragem” do atual presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo.

“Graças à coragem do presidente Galípolo de enfrentar um problema que já vinha de outras gestões e que ele teve a capacidade de levar adiante”, declarou Rodrigues.

Segundo o diretor-geral, a apuração do caso foi viabilizada pela cooperação entre a Polícia Federal e o Banco Central, além da disposição de Galípolo em compartilhar informações provenientes de investigações internas conduzidas pela instituição.

Leia também

“Essa atuação conjunta permitiu esclarecer aquilo que, não tenho dúvidas, configura um crime — possivelmente o mais grave já identificado no sistema financeiro nacional envolvendo uma instituição financeira”, afirmou.

Em novembro, o Banco Central decidiu liquidar o Banco Master após a deflagração da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que resultou na prisão do proprietário do banco, Daniel Vorcaro.

A investigação apura a venda de títulos de crédito falsos pelo conglomerado ligado à instituição. Esses papéis teriam sido usados para inflar artificialmente a capitalização do banco, com a oferta de taxas de juros acima da média do mercado.

Nas últimas semanas, integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passaram a manifestar apoio público a Gabriel Galípolo.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...