O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia para o senador Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições gerais deste ano, aponta pesquisa Futura/Apex divulgada nesta terça-feira (10). O levantamento mostra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com 48,2%, enquanto o petista teria 42,4%. Na disputa, 8,2% votariam em branco ou nulo e 1,2% não souberam responder.
Cenário de segundo turno da pesquisa Futura/Apex
A pesquisa mostra também que Lula perderia em quase todos os cenários no segundo turno, vencendo apenas o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr. venceriam o petista nos cenários estudados.
Contra os demais candidatos da direita, Flávio Bolsonaro tem a dianteira em todos os cenários, com ampla vantagem. A única exceção é em um cenário contra Tarcísio de Freitas, em que o filho do ex-presidente teria 40,1% contra 35%.
O levantamento ainda aponta que Lula é o mais rejeitado pelo eleitor, com 51,3% afirmando que não votariam em nenhuma hipótese no petista. Flávio vem em seguida, com 43% e, Ratinho Jr., em terceiro, com 18,1%.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 769 cidades no Brasil entre 3 de fevereiro e 7 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é 95%. O levantamento foi registrado sob o protocolo BR-02276/2026 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).