O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (27), dois projetos de lei para a criação das universidades federais Indígena e do Esporte. A cerimônia ocorreu em Brasília. Os textos foram enviados ao Congresso Nacional.
Estavam presentes, além de Lula, os ministros Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas).
Lula disse, em discurso, que os projetos são “recuperação da dignidade” dos povos originários e um passo para a valorização do esporte nacional.
“Meus queridos indígenas e esportistas, vocês sabem que vocês vão ter que ir para dentro do Congresso, conversar com os líderes, conversar com os partidos, e convencer as pessoas de que eles estarão fazendo um bem aprovando essa lei”, disse.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também comemorou: “Hoje para mim é um dia histórico, é um dia histórico para os povos indígenas, é um dia histórico para o esporte brasileiro, um país apaixonado pelo esporte. Queria mais uma vez agradecer ao grande e maior presidente da educação e o maior presidente desse país, Luiz Inácio Lula da Silva”.
Como funciona
De acordo com o governo federal, A Unind (Universidade Federal Indígena) terá como objetivo oferecer cursos na educação superior, desenvolver pesquisas e promover extensão universitária voltada aos povos indígenas.
Já a UFEsporte (Universidade Federal do Esporte) se dedicará à formação acadêmica, científica e tecnológica de profissionais da área esportiva.