Atleta ucraniano ‘desafia’ comitê das Olimpíadas de Inverno com ‘capacete memorial’

Vladyslav Heraskevych afirmou que usará utensílio para homenagear mortos na guerra entre Ucrânia e Rússia

Vladyslav Heraskevych mostra ‘capacete memorial’ que tentará usar nas Olimpíadas de Inverno

O atleta ucraniano Vladyslav Heraskevych desafiou nesta terça-feira (10) o Comitê Olímpico Internacional (COI) ao insistir em competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina usando um capacete com fotos de atletas de seu país mortos na guerra com a Rússia. O COI permite apenas o uso de uma braçadeira preta como forma de homenagem.

Porta-bandeira da delegação ucraniana, Heraskevych afirmou que os organizadores o proibiram de continuar usando o capacete, utilizado por ele durante um treino em Cortina d’Ampezzo. Segundo o COI, o item viola o Artigo 50 da Carta Olímpica, que proíbe manifestações políticas, religiosas ou raciais nos locais de competição.

“Consideramos um bom compromisso”, disse o porta-voz do COI, Mark Adams, ao explicar a autorização para o uso exclusivo de uma braçadeira preta, sem inscrições.

O atleta criticou a decisão nas redes sociais. “Essa decisão parte meu coração. O COI está traindo os atletas ao não permitir que sejam homenageados em um local onde nunca mais poderão competir”, escreveu no Instagram.

Leia também

Apoio de Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou apoio a Heraskevych e afirmou que o capacete retrata atletas mortos em combate desde o início da invasão russa. Para ele, a homenagem não deve ser considerada uma manifestação política.

Apesar da posição do COI, Heraskevych afirmou que pretende competir usando o chamado “capacete memorial”. “Usei nos treinos e vou usar no dia da corrida”, disse.

Segundo o ministro dos Esportes da Ucrânia, Matviy Bidnyi, mais de 650 atletas e treinadores ucranianos morreram desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

*Com informações da AFP

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.

Ouvindo...