Jogos Olímpicos de Inverno 2026: cerimônia de abertura e destaques da competição

Solenidade na Itália marca começo da Olimpíada repleta de novidades

Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026

Os Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026 começam, oficialmente, nesta sexta-feira (6). A solenidade tradicional de abertura dos Jogos, marcada para 16h (de Brasília), no estádio San Siro, em Milão, ocorre dois dias depois do início das atividades na Itália. Assim como os Jogos de Verão, alguns esportes começam antes do desfila das delegações.

A Cerimônia de Abertura ocorrerá, de forma simultânea Milão, Cortina d’Ampezzo, Livigno e Predazzo. Além dessas cidades, Rho, Assago, Verona, Tesero, Bormio e Rasen-Antholz receberão eventos.

A solenidade principal e o acendimento da tocha olímpica será realizado em Milão. O evento contará com a presença de autoridades do mundo inteiro, além de personalidades dos esportes olímpicos. Rebeca Andrade, por exemplo, carregará a bandeira do Comitê Olímpico Internacional.

A cerimônia de abertura, nomeada como Armonia (Harmônia, em italiano) ficará por conta da Banijay Entertainment. A empresa é responsável por produções como Big Brother, Masterchef e seriados como Peaky Blinders.

A cantora estadunidense Mariah Carey é um dos nomes que deve se apresentar ao longo da abertura. Artistas italianos consagrados como Laura Pausini e Andrea Bocelli também têm aparições previstas.

No total, serão 92 delegações competindo por 116 medalhas em 16 disciplinas diferentes. Haverão sete novos eventos em esportes já presentes no programa olímpico, além da estreia do Esqui de Montanha.

Leia também

Brasil nos Jogos

O Time Brasil estará presente com 14 atletas ao longo das disputas, marcadas para ocorrer entre os dias 6 a 22 de fevereiro. O número de atletas representa um crescimento em relação aos Jogos Olímpico de 2022. Em Pequim-2022, o Brasil foi representado por 10 atletas.

O Brasil estará em cinco das 16 modalidades no programa olímpico. Os brasileiros estarão nas disputas do Bobsled, Esqui Alpino, Esqui Cross-Country, Skeleton e Snowboard. As outras competições no programa olímpico são Biatlo, Combinado nórdico, Curling, Esqui estilo livre, Esqui de motanha, Hóquei no Gelo, Luge, Patinação de velocidade, Patinação de velocidade em pista curta e Salto de esqui.

Retorno de astros da NHL

A competição na Itália também marca o retorno de atletas da National Hockey League (NHL), dos Estados Unidos, para a disputa olímpica. Alguns dos principais atletas de diversas nacionalidades do Hoquei ficaram de fora nas últimas duas edições pela falta de acordo entre a organização e a NHL.

O retorno fortalece o impacto cultural e o apelo comercial. Além disso, dá mais força a conquista de medalhas, agora que contará com os principais jogadores de todas as ligas do mundo.

Destaques no gelo

A Noruega conquistou, nas últimas três edições dos Jogos, a liderança no quadro de medalhas geral. Outros países de destaque são Alemanha, Estados Unidos, Suécia e Canadá.

Alguns dos principais atletas das modalidades no gelo estarão na Itália para a disputa das competições. Connor McDavid (Canadá/Hóquei no gelo), Mikaela Shiffrin (EUA/Esqui alpino), Chloe Kim (EUA/Snowboard), Jutta Leerdam (Holanda/Patinação de velocidade), Eileen Gu (China/Esqui), Arianna Fontana (Itália/Patinação de velocidade), Marie-Philip Poulin (Canadá/Hóquei) são alguns dos nomes presentes no gelo italiano.

Todos os esportes dos Jogos Olímpicos de Inverno

  • Biatlo, Bobsleigh, Combinado nórdico, Curling, Esqui alpino, Esqui cross-country, Esqui estilo livre, Esqui de montanha, Hóque no Gelo, Luge, Patinação artística, Patinação de velocidade, Patinação de velocidade em pista curta, Salto de esqui, Skeleton, Snowboard.

Onde assistir a cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno 2026

  • TV: Globo e sportv2
  • Streaming: globoplay
  • Youtube: Cazé TV e getv
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Ouvindo...