Manex Silva, de 23 anos, conquistou a melhor posição da história do Brasil no Esqui Cross-Country nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão-Cortina, na Itália. O atleta conquistou terça-feira (10) o 48º lugar nas eliminatórias do Sprint Clássico.
O atleta alcançou o tempo de 3min25s48c. Dessa forma, o jovem brasileiro cravou o melhor resultado da história do país na modalidade.
Na competição, a fase masculina contou com 95 atletas. Assim sendo, apenas os primeiros 30 mais rápidos seriam classificados no percurso.
O Esqui Cross-Country abriu a participação brasileira na Olimpíada de Inverno de 2026. Além de Manex Silva, Eduarda Ribera e Bruna Moura também estrearam na competição.
O esporte é originário da Noruega e integrante do chamado “esqui nórdico”. No geral, é uma modalidade que exige altíssima resistência física dos competidores. Isso pois os competidores percorrem grandes distâncias, com o objetivo de completar no menor tempo possível. É realizado em terrenos planos ou ondulados, diferente do esqui alpino, que é praticado em encostas íngremes de montanhas.
Nos Jogos Olímpicos, os percursos variam de 1,5km a 50km, testando velocidade, vigor e técnica apurada.