A excelente temporada de Maria Clara Pacheco no Taekwondo gerou mais um resultado importante nesta quinta-feira (2). A brasileira assumiu a liderança ranking mundial e do olímpico publicado pela World Taekwondo. A atleta, de 22 anos, desbancou a sul-coreana e campeã olímpica Kim Yu-jin.
Maria Clara conquistou dois ouros em etapas de Grand Prix nesta temporada. Em junho, foi ao lugar mais alto do pódio na etapa de Charlotte (EUA). Em agosto, repetiu a dose no evento em Muju, Coreia do Sul. A final, inclusive, contou com uma vitória sobre a sul-coreana ex-líder do ranking.
Maria Clara terminou na sétima colocação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela foi bronze no Mundial de 2023. O próximo objetivo é o pódio no Mundial disputado em Wuxi, na China, entre os dias 24 a 30 de outubro.
A taekwondista igualou o feito de Natália Falavigna, que também liderou o ranking. Natália foi campeã mundial (2005) e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Quem é Maria Clara Pacheco
Natural de Santos, Maria Clara começou a praticar o taekwondo em 2014. Ela começou a praticar a modalidade no projeto social Projeto NTKD em São Vicente, interior de São Paulo.
A brasileira foi campeã do Pan-Americano Júnior de Cali em 2019. Em 2023, primeiro ano que disputou competições adultas, conquistou a medalha de bronze do Mundial e a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
“Desde o final do ano passado, sinto que a cada competição que passa estou um pouco melhor em diversos aspectos. E, dessa vez, não foi diferente. Nessa competição apresentei minha melhor performance até hoje e espero continuar melhorando a cada luta”, disse.