Dona de seis medalhas olímpicas, a ginasta Rebeca Andrade será uma das oito personalidades a carregar a Bandeira Olímpica na Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, na Itália. O evento, que marca o início da competição, ocorrerá no Estádio San Siro, em Milão, na próxima sexta-feira (6).
A Bandeira Olímpica é um símbolo importante, que aponta como o esporte pode ser ferramenta de diálogo e progresso para a humanidade.
Para o COI, os porta-bandeiras olímpicos escolhidos para Milão-Cortina 2026 representam essa visão por meio de histórias de vida marcadas pelo engajamento cívico, resiliência, inclusão e responsabilidade global e são capazes de inspirar pessoas em todo o mundo.
Rebeca Andrade
Aos 26 anos, Rebeca tem três participações em Jogos Olímpicos (Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024). Ela foi campeã olímpica em Tóquio 202, no salto, e Paris 2024, no solo. Ela foi a vencedora do prêmio Laureus World Comeback of the Year em 2025.
A atleta atua ativamente em causas como direitos das mulheres, sustentabilidade e educação, e foi embaixadora do programa do COI e da ONU Mulheres One Win Leads to Another Brazil.