Ouvindo...

Astro da NFL comenta sobre possibilidade de atuar na Olimpíada

Flag Football será uma das modalidades presentes em Los Angeles-2028

Los Angeles será a cidade-sede da Olimpíada e Paralimpíada de 2028

Justin Herbert, um dos astros da National Football League (NFL), comentou sobre a possibilidade de atuar nos próximos Jogos Olímpicos. A chance vem em função da aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a disputa do flag football na próxima edição dos Jogos Olímpicos em Los Angeles-2028.

O esporte é uma adaptação do futebol americano e conta com o apoio da NFL. Ao invés de derrubar os adversários para encerrar as jogadas, os jogadores têm que tirar uma espécie de fita localizada na cintura dos adversários.

"É uma grande cidade e eles se importam muito com o esporte, são torcedores muito apaixonados. Enquanto atleta, seria muito legal. Você estaria apto a dividir a paixão pelo jogo seja pelo futebol americano ou por outro esporte. Será uma oportunidade muito boa para quem puder aproveitar”, disse Herbert, quarterback do Los Angeles Chargers.

A declaração foi dada nessa quarta-feira (3), no CT do Corinthians, em São Paulo. O Chargers realizou um treino no local dentro da programação de preparação para o jogo que será disputado nesta sexta-feira (5).

Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs se enfrentam a partir das 21h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.

Leia também

Donos aprovaram

Os donos de franquias da NFL aprovaram, no dia 20 de maio, a participação de jogadores da liga na competição de flag football dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. A decisão pela aprovação da medida foi unânime entre os executivos.

Comissário da NFL, Roger Goodell comemorou a aprovação. O diretor afirmou que os atletas estão animados com a possibilidade de participar da Olimpíada.

"É uma honra incrível para qualquer atleta representar seu país nas Olimpíadas, que são o ápice do esporte global. A inclusão do flag football nas Olimpíadas despertou um enorme entusiasmo entre os jogadores da NFL interessados na chance de competir por seu país no cenário mundial”, disse em comunicado.

Condições

As definições para a participação ainda serão discutidas com a associação de jogadores e com entidades ligadas ao Comitê Olímpico Internacional. A ideia é ter algumas restrições. Segundo a ESPN, o acordo aprovado tem sete pontos.

  • Permissão para qualquer jogador sob contrato da NFL participar de testes
  • Limite de um jogador por equipe da NFL em cada seleção nacional participante
  • Permitir, além disso, que o jogador internacional designado de uma equipe jogue por seu país de origem
  • Aquisição de apólices de seguro para toda a liga, para fornecer proteção contra lesões a qualquer jogador que se machuque durante a participação em uma atividade autorizada de futebol americano de bandeira relacionada às Olimpíadas.
  • Um crédito de teto salarial para qualquer jogador que se machuque
  • A expectativa de que as equipes olímpicas de futebol americano de bandeira estabeleçam equipes médicas e superfícies de campo que cumpram os padrões mínimos da NFL
  • Um cronograma que “não entre em conflito irracional com os compromissos de um jogador da NFL com a liga e o clube”.
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.