O ucraniano Vladyslay Heraskevych foi desclassificado dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 nesta quinta-feira (12). Em comunicado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou que o atleta de skeleton descumpriu as “Diretrizes do COI sobre Expressão dos Atletas” ao usar um capacete com fotos de esportistas que morreram durante a guerra da Rússia contra a Ucrânia.
"[A decisão] foi adotada pelo júri da Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton (IBSF), com base no fato de que o capacete que ele pretendia usar não estava em conformidade com as regras”, disse o COI.
Na visão do órgão internacional, o capacete, que tem as fotos de 24 atletas ucranianos mortos, infringe a regra 50.2 da Carta Olímpica. Esta indica que nenhuma manifestação ou questão política, religiosa ou racial pode ser levantada nos campos de jogo ou nos pódios.
Heraskevych havia sido autorizado pelo COI a utilizar o objeto durante os treinamentos, que não são televisionados, mas não nas competições. Por ter mantido o desejo de vesti-lo, o atleta ucraniano foi eliminado dos Jogos.
Heraskevych se posiciona
Em publicação nas redes sociais, Heraskevych se posicionou e propôs “acabar com o escândalo” que se criou em torno da situação. Veja, abaixo, o pronunciamento do atleta na íntegra.
“Nunca quis um escândalo com o COI e não fui eu que o criei. O COI criou isto pela interpretação das regras que muitos consideram discriminatórias.
Embora as ações do COI tenham permitido falar alto sobre atletas ucranianos que morreram, ao mesmo tempo o fato do escândalo distrai uma enorme quantidade de atenção das próprias competições e dos atletas que nelas participam.
Portanto, proponho acabar com o escândalo novamente.
Eu pergunto-te:
1. Levante a proibição do uso do ‘Capacete de Memória’.
2. Peço desculpas pela pressão que me fez nos últimos dias.
3. Como sinal de solidariedade com os desportos ucranianos, forneça geradores elétricos para instalações desportivas ucranianas que sofrem de bombardeamentos todos os dias.
Espero mesmo uma resposta antes que a competição comece”.