Ouvindo...

Brasil conquista títulos em primeiro ano de ciclo para Olimpíada de Los Angeles

Brasileiros foram medalhistas em várias modalidades diferentes e fecham ano em alta

Brasil conquistou medalha de prata no Mundial de Ginastica Rítmica

O Time Brasil concluiu o primeiro ano do ciclo olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028. A equipe nacional conquistou bons resultados em várias modalidades diferentes e fecha o ano em alta.

Entre os destaques individuais está o mesatenista Hugo Calderano, número 3 do mundo na modalidade. O brasileiro conquistou, de forma inédita, a Copa do Mundo do tênis de mesa, em Macau, e foi vice-campeão do Mundial, em Doha.

Ainda nas modalidades individuais, o brasileiro Yago Dora foi campeão mundial de surfe ao superar o estadunidense Griffin Colapinto na primeira bateria do WSL Finals.

No skate, Rayssa Leal segue fazendo história: conquistou o título da SLS Brasília e se sagrou a maior campeã do torneio.

O Brasil também se destacou no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Rio de Janeiro em agosto deste ano. O país conquistou duas medalhas inéditas no torneio, sendo prata no conjunto geral e prata na série mista.

“O primeiro ano de um ciclo é decisivo para identificar e preparar os talentos que chegarão no auge em 2028. O trabalho integrado entre Clubes, Confederações e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) é fundamental para que possamos ampliar a base e manter o Brasil competitivo no cenário mundial”, analisa Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes.

O CBC é parte importante do fomento e da estrutura do esporte olímpico no Brasil. A entidade é responsável por contribuir com a formação de atletas em diversas modalidades olímpicas.

Leia também

No vôlei feminino, a equipe nacional apresentou bons resultados, apesar de não levantar nenhum troféu. O time comandado por Zé Roberto foi vice-campeão da Liga das Nações (VNL) e terceiro colocada no Campeonato Mundial.

No basquete, a equipe masculina se sagrou pentacampeã da Copa América, em campanha que contou com uma vitória sobre os Estados Unidos, maiores campeões do torneio e referência na modalidade.

O Brasil também fez uma campanha história nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção. O Time Brasil liderou o quadro de medalhas, com 70 conquistas no total - 16 a mais que os Estados Unidos, segundo colocado. Com a campanha de destaque, o Brasil garantiu 48 vagas para os Pan Adulto 2027.

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte