Ouvindo...

BR-381: ANTT determina que duplicação chegue até Governador Valadares

Projeto entre Belo Oriente e Valadares será adequado para que trecho de 70 quilômetros também seja duplicado

Contrato atual prevê apenas terceira faixa no trecho entre Belo Oriente e Governador Valadares da BR-381

O presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou nesta sexta-feira (5), em entrevista exclusiva ao Jornal da Itatiaia, que determinou adequações no projeto de duplicação da BR-381 para que a obra seja feita até a cidade de Governador Valadares.

Inicialmente, o trecho de cerca de 70 quilômetros da BR-381 entre a cidade de Belo Oriente e Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, não foi contemplado no plano de duplicação da rodovia. Para essa parte da ‘Rodovia da Morte’ a previsão era apenas a construção de ‘terceiras faixas’ na via.

“Essa duplicação de Belo Oriente até Governador Valadares vai acontecer. Asseguro a todos os usuários da BR-381: até o sétimo ano de concessão, a duplicação será feita completamente”, anunciou o presidente da ANTT.

Veja mais: BR-381: saiba qual será o valor do pedágio cobrado nas praças de Caeté e João Monlevade

“As grandes obras começam a partir do ano que vem. Na região de Governador Valadares esperamos que ela seja entregue no quarto ano da concessão”, disse Sampaio.

Cobrança por duplicação

A mudança no projeto era reivindicada por empresários, deputados e prefeitos da região, que cobram a duplicação total da BR-381 - de BH até Valadares. E o movimento tem apoio da concessionária Nova 381, que começou a administrar a rodovia neste ano e avalia que o ideal seria a duplicação completa.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.