Ouvindo...

Após decisão do TSE, cidade do interior de SP escolhe novo prefeito neste domingo (14)

Dois candidatos disputam a eleição suplementar neste fim de semana, após o mais votado em 2024 ter o registro de candidatura indeferido.

Eleitores do município de Sales Oliveira, na região de Ribeirão Preto, em São Paulo, irão retornar às urnas eletrônicas neste domingo (14) para eleger prefeito e vice-prefeito.

Em abril deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de candidatura de Fábio Godoy Graton (Republicanos), o mais votado no pleito regular de 2024. Com a decisão da Corte, a chapa teve os votos anulados, e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou a realização de um novo pleito.

Leia também

Até a posse do novo prefeito e vice-prefeito eleitos, o presidente da Câmara Municipal de Sales Oliveira, Thiago Alberto Camilo de Oliveira, conhecido como Thiago do Gás (Republicanos), ocupa interinamente o cargo no Executivo.

Em 2024, Graton recebeu 4.124 votos, o equivalente a 62,75% dos votos válidos.

Registro de candidatura indeferido

De acordo com o TRE-SP, o processo de registro de candidatura de Fábio Godoy Graton nas eleições de 2024 foi impugnado após ser alvo de duas ações: uma do Ministério Público Eleitoral e outra de Luiz Roberto Sampronio Resende, vereador conhecido como Luizinho Barbeiro (MDB), sob a alegação de que Graton havia sido condenado por ato doloso de improbidade administrativa e que seus direitos políticos estariam suspensos.

Ainda segundo o TRE, as impugnações foram rejeitadas, e o registro de Graton foi inicialmente deferido em primeira instância (81ª Zona Eleitoral de Orlândia).

Após recurso, o TRE-SP reformou a sentença e indeferiu novamente o registro em outubro de 2024.

Em nova reviravolta, Graton apresentou recurso extraordinário, a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que, segundo o TRE-SP, não impede o cumprimento da decisão da Justiça Eleitoral.

Quem disputa o pleito?

  • Mônica da Silva Favarim (MDB) e Natália Martins (MDB), que concorrem aos cargos de prefeita e vice-prefeita;
  • Thiago Alberto Camilo de Oliveira (Republicanos) e Alan Felipe dos Santos (PL), que concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeito.

A votação segue as mesmas regras do pleito regular, com voto obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos, e facultativo para maiores de 70, jovens de 16 e 17 anos, além de analfabetos.

Quem não puder votar deve justificar a ausência no mesmo dia e horário da votação, por meio do aplicativo e-Título.

A justificativa também pode ser apresentada até 13 de novembro de 2025, pelo aplicativo, pelo Sistema Justifica no site do TSE ou por meio de requerimento na zona eleitoral.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.