Ouvindo...

Advogado diz que Bolsonaro está ‘bastante chateado’ após votos de Moraes e Dino

Celso Vilardi comentou reação do ex-presidente após votos de dois ministros por sua condenação em julgamento de tentativa de golpe de Estado

Celso Vilardi conversa com Bolsonaro durante julgamento no STF, em março

O advogado Celso Vilardi afirmou nesta quarta-feira (10) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está “bastante chateado” após os votos dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela sua condenação no julgamento da trama golpista.

“Falamos com ele, ele está bastante chateado”, declarou Vilardi ao chegar para a sessão da Primeira Turma da Corte. O defensor voltou a negar envolvimento de Bolsonaro nos episódios investigados, incluindo o chamado plano Punhal Verde e Amarelo, que previa o assassinato de autoridades, e os ataques de 8 de janeiro de 2023, quando a sede dos Três Poderes foi invadida.

Vilardi e seu colega Paulo Cunha Bueno, que compõem a defesa do ex-presidente, conversaram com Bolsonaro na noite de terça-feira (9), logo após a sessão em que Moraes e Dino se manifestaram pela condenação.

Ainda segundo o defensor, não há elementos que comprovem participação de Bolsonaro no chamado plano Punhal Verde e Amarelo - que previa o assassinato de autoridades - nem nos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando a sede dos Três Poderes foi invadida.

O julgamento segue nesta quarta-feira (10), quando o ministro Luiz Fux apresenta seu voto. Em seguida, será a vez de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Como a Primeira Turma é formada por cinco ministros, são necessários três votos para a condenação. Outras sessões já estão marcadas para amanhã e sexta-feira (12).

Leia também

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.