O governador Romeu Zema (Novo) participou na manhã deste domingo (7) do tradicional desfile do 7 de setembro na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte.
Zema chegou ao desfile em um tanque militar, acompanhado de chefes do exército em um tanque de guerra. De lá, ele saudou o público de milhares de pessoas que acompanharam o desfile ao longo da avenida.
O chefe do exército de Minas pediu autorização ao governador para dar início ao desfile, e do tablado, o governador autorizou, como prevê o protocolo da solenidade. Não houve discursos no evento.
O govenador mineiro pretende participar neste domingo da manifestação que acontecerá na Avenida Paulista, em São Paulo, organizada por movimentos de direita, que vão às ruas em defesa da anistia e do impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Relação com as forças de segurança
O tenente do Corpo de Bombeiros, Henrique Barcelos, disse que o evento reforça a proximidade do público com as forças de segurança.
“A importância desse evento é uma aproximação, principalmente das forças de segurança, dos Estados de Minas Gerais, também das forças armadas, com o cidadão mineiro. Uma oportunidade de a gente estar próximo a essa população numa situação de calmaria. Muitas vezes a segurança pública está presente em situações de emergência, em situações em que a gente não tem a oportunidade ali de mostrar toda a nossa capacidade operacional, todo o nosso civismo, todo o nosso compromisso. Então aqui é uma oportunidade ideal para isso, oportunidade solene para a gente reforçar a proteção à vida, ao meio ambiente, ao patrimônio mineiro” afirmou.