Ouvindo...

Haddad diz que pacote para substituir aumento do IOF deve ser anunciado nesta terça-feira

Proposta busca garantir a arrecadação necessária para o cumprimento da meta fiscal de 2025 sem elevar o imposto sobre operações financeiras, alvo de críticas no Congresso

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O governo Lula deve apresentar nesta terça-feira (03) um pacote de medidas para substituir a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A promessa é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que deve discutir as alternativas para a alta do imposto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de detalhar quais são.

A nova proposta busca garantir a arrecadação necessária para o cumprimento da meta fiscal de 2025 sem elevar impostos sobre operações financeiras, ao contrário do que foi anúnciado pelo governo federal há duas semanas. Em entrevista concedida a jornalistas nesta terça-feira, Haddad disse que o plano representa uma solução alinhada com o desejo do Congresso Nacional, que repudiou o aumento do IOF e deu um prazo de 10 dias para que a Fazenda pensanse em reformas ‘estruturantes’, com corte de benefícios fiscais e outros incentivos financeiros.

Leia também

“Para garantir um ambiente político de qualidade, nós precisamos de reformas estruturais. O Congresso pediu, a Fazenda organizou, apresentou. Obviamente, isso vai depender agora de uma avaliação dos partidos políticos, mas só o fato de nós termos o aval do presidente das duas casas já é uma coisa muito significativa”, disse Haddad.

Ainda segundo o ministro, o pacote não inclui, neste momento, a sugestão do Ministério de Minas e Energia de ampliar leilões de petróleo, que pode gerar até R$ 35 bilhões em arrecadação até 2026. Segundo Haddad, parte desse valor já foi considerada nas contas deste ano e não atende à exigência do Congresso por medidas estruturais.

Na noite de segunda-feira (2), Haddad se reuniu com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para apresentar o rascunho do pacote. Também participaram ministros e líderes do governo no Legislativo. O encontro terminou sem declarações públicas.

O presidente Lula deve avaliar as propostas antes de embarcar, ainda hoje, para a França.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio